terça-feira, 16 de junho de 2009

O Comércio em Arapongas

Até os anos 60, a Economia Paranaense era fundada no café. Chegaram a produzir mais de 30 milhões de sacas. Sentia-se a paralisação dos negócios imobiliários, que na área rural eram intensos. E Arapongas não podia fugir à regra geral. De maio a setembro e às vezes até outubro, a região ficava na expectativa da geada, que ocorrendo, atingia diretamente a nossa maior fonte de riqueza. Reuniram as lideranças da cidade para discutir o futuro do Município e duas opções afloraram e receberam apoio unânime dos presentes: criar o Parque Industrial, que seria o 1º do Estado, e promover um Plano Educacional, dando foros de Cultura a Arapongas.Foram adquiridos os primeiros imóveis, seguindo-se a compra de 10 alqueires, onde foram fixadas as primeiras empresas moveleiras, tudo começando com a MOVAL, que tinha à sua frente João Martins Cava Filho.

O Parque Moveleiro de Arapongas é considerado o segundo maior do país e chega ao seu cinquentenário ostentando o orgulho de ter obtido excelentes resultados em 30 anos de política bem conduzida na atração de investimentos.


Os móveis fabricados em Arapongas conduzem a base da fama do município para todo o país, principalmente Sudeste e Nordeste. De acordo com o Presidente do SIMA, 90% dos móveis produzidos são comercializados em outros centros.

O município de Arapongas, situado na prodigiosa região do Norte do Paraná, é uma resultante da Iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do progresso e desbravamento de toda uma região. A cidade de Arapongas como as demais idealizadas, não surgiu por acaso, nem foi construída sem um plano diretor, previamente elaborado. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina. No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos, destinados à construção urbana. Assim, em 28 de setembro de 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Brasileiro de Descontos. Imediatamente, diversos lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência e se estabeleciam com casas de comércio.

O comercio em Arapongas desde antigamente vem se expandindo a cada ano, e agora com as promoções realizadas pela ACIA nos finais de ano, levam o povo araponguense as compras, com as datas especiais, e com shows aqui realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger