Hoje, em Arapongas, existem 173 industrias, sendo gerados 9.932 empregos diretos e 2.473 empregos indiretos.
Percebemos como o comercio de Arapongas se expandiu. Arapongas é o segundo maior pólo moveleiro em nível nacional e principal pólo do Paraná.
Arapongas está em 13º na lista do PIB nominal. Do PIB total do APL, o município de Arapongas tem a maior participação relativa no que diz respeito ao setor secundário, ou seja, é o município que mais participa da formação do PIB industrial do APL.As informações sobre o mercado de trabalho e PIB demonstram a relevância do setor moveleiro, pois a maior parte dos empregos gerados em Arapongas é fruto da expansão industrial ligada á fabricação de móveis.
Somos o maior consumidor de chapas aglomeradas. A cada 100 moveis fabricados no país, 10 saem de Arapongas.
De acordo com o SIMA (Sindicato das Indústrias de Moveis de Arapongas) do total de produção moveleira local 92% são comercializados no mercado brasileiro, na região sudeste 37%, sul 24%, e norte e nordeste 27%.
A participação no mercado internacional vem crescendo anualmente: a exportação passou de 9% no ano de 2005, para 12% em 2007. A meta de 2008 era de 15%, destacando a região internacionalmente, atraindo novos clientes e gerando um crescimento econômico regional.
terça-feira, 16 de junho de 2009
A Importância de Arapongas
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário